Durante o inverno é comum a pele ficar mais ressecada e apresentar dermatites - inflamações superficiais que se refletem em bolhas, vermelhidão, escamação, coceira, entre outros.
Uma das áreas que mais sofre com isso são os lábios. Por estar sempre expostos às variações climáticas, eles acabam sendo os principais prejudicados nesta estação do ano.
“O frio elimina a gordura protetora da pele, provocando o ressecamento e, consequentemente, a rachadura dos lábios. Com isso, a boca fica diretamente exposta ao vento e à baixa umidade, o que agrava a situação”, explica a dermatologista carioca Juliana Neiva, responsável pela pele de pêssego de várias celebridades como Paola Oliveira, Carol Castro, Giovanna Tominaga e Fernanda Pontes.
Uma das principais dicas de tratamento é não passar a língua pela boca, atitude comum quando sentimos o ressecamento. “A saliva acentua essa rachadura. O ideal é usar hidratantes labiais com filtro solar e evitar ao máximo o contato da língua nos lábios”, ressalta a médica.
Para quem não vive sem batom, um alerta. “Muitos produtos têm caráter hidratante, o que pode ser bom. Porém se a pessoa for alérgica ou usar um batom que não contenha esse fator é importante evitar enquanto estiver com a boca rachada”, destaca a dermatologista.
Pomadas de bebês, ricas em vitamina B, podem contribuir de maneira satisfatória para acabar com o ressecamento, mas é sempre importante consultar um médico e descobrir o melhor tratamento para cada situação. “Existem casos mais graves de rachaduras labiais que podem estar ligadas a outras patologias, então é preciso fazer uma investigação mais profunda”, complementa a especialista.
0 comentários:
Postar um comentário