sábado, 2 de julho de 2011

Embu das Artes é ótima opção de destino próximo a São Paulo

A feirinha de Embu das Artes é famosa entre os visitantes / Foto: Divulgação/ Prefeitura de Embu das Artes
Pegue o carro, utilize a rodovia Régis Bittencourt (BR 116) e dirija por cerca de 30 minutos. Não tem automóvel? Vá de metrô e trem: chegue à estação Campo Limpo, da linha 5 - Lilás (Capão redondo – Santo Amaro) do metrô, e dê sinal para o ônibus intermunicipal “Embu Centro”. Parece fácil chegar a Embu das Artes, não é mesmo? E é.

A apenas 23 quilômetros do centro da capital paulista, o município de cerca de 250 mil habitantes tem como principal atrativo a Feira das Artes. Com cerca de 700 expositores, o espaço oferece obras de arte, móveis, artesanato, plantas e flores ornamentais. As barracas ficam espalhadas pelas ruas do centro histórico da estância turística e acontece aos sábados e domingos, das 9h às 18h. A regra por lá é garimpar. Há sempre boas opções de compras, tanto no preço quanto na qualidade.

Capela de São LázaroPara os paulistas, Embu das Artes é uma das raras cidades que podem ser apreciadas aos poucos, em doses de viagens de apenas um dia.
Outro ponto alto do destino é a Capela de São Lázaro, construída em 1934 por moradores da cidade. Em 1949 aconteceu a primeira grande reforma, para se adequar à arquitetura colonial do Conjunto Jesuítico. O visitante que entra no local confere a imagem de São Lázaro, feita pelo artista Cássio M´Boy, e o Santo Cristo, entalhado por Zé Santeiro. A igreja está localizada entre as ruas da Matriz e da Nossa Senhora do Rosário. O horário de visitação é de quinta a domingo, das 9h às 17h.

Parque do Lago Francisco RizzoPara curtir uma tarde agradável, lado a lado com a natureza, a pedida é o Parque do Lago Francisco Rizzo. Com 217 mil metros quadrados de área, o atrativo é visitado por turistas e moradores muito por conta de um lago que abriga inúmeras espécies de peixes. Ao todo são 56 mil metros quadrados de vida marinha. Completam o local pistas de cooper, uma biblioteca especializada em meio ambiente, viveiros de mudas de plantas e de árvores e uma brinquedoteca. O espaço fica na rua Alberto Giosa, 300, e pode ser visitado todos os dias, das 8h às 17h.

Museu de Arte Sacra dos JesuítasOutra dica importante é o Museu de Arte Sacra dos Jesuítas. Dentro do Conjunto Jesuítico, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, além de um local de apreciação, é o palco do Museu de Arte Sacra. Com uma arquitetura do estilo barroco paulista, o museu exibe acervo com imagens de anjos, santos e personagens bíblicos produzidas entre os séculos 17 e 19. Todas são entalhadas em madeira, modeladas em terracota ou em armações em roca. O destaque entre as peças é o “Senhor Morto”, esculpida em tamanho real em uma única tora de madeira. Durante o passeio, os visitantes também têm acesso à sacristia da igreja, que tem pinturas de estilo oriental no forro, e o altar da capela-mor. O Museu de Arte Sacra fica no Largo dos Jesuítas, 67. O horário de exposição é de terça a domingo, das 9h às 17h.

Mais informaçõesNo site da prefeitura, há outras dicas de passeios, além de uma lista completa com os principais estabelecimentos para se hospedar e também para desfrutar de receitas que fazem de Embu das Artes um dos principais destinos da região metropolitana de São Paulo.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More